quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Festa de Santo Amaro

FESTA DE SANTO AMARO EM PONTA DELGADA
Como é tradição, no primeiro domingo de Setembro, festeja-se, em Ponta Delgada, o Santo Amaro. Festa esta que é considerada, por muitos, uma das maiores festas religiosas da ilha.
Ponta Delgada tem na sua história uma relação muito próxima com Santo Amaro uma vez que segundo a lenda, foi encontrada, há mais de trezentos anos, por homens que andavam na costa, uma estatueta deste santo e o povo comovido e crente que fora um milagre, passou a denominar aquela zona por “Rolo de Santo Amaro”. Levaram a imagem para a igreja paroquial, mas, por mais tentativas que fizessem, a imagem regressava todos os dias para o local onde fora encontrada. Perante tanta persistência da imagem, o povo decide edificar uma capela no mesmo local e como por milagre nasce uma fonte de água que veio a irrigar as terras em redor e a ajudar na produção de barro que serviu para a própria edificação da ermida.
Assim, nos dias 3, 4 e 5 de Setembro aquela freguesia preparou-se, como todos os anos, para receber os “romeiros” que vieram de toda a ilha para saudar este santo que muitos devotos atrai. Este ano, houve animação para os graúdos e miúdos, com a presença das terceirenses “Tia Jirónima e sua irmã Rosa”, o duo musical continental “Pedro e Gisela”, espectáculo infantil “Vamos ao Circo” e arraial com “Ecos do Ocidente”. No domingo celebrou-se a missa com as habituais comunhões solenes e procissão. Procedeu-se, como costume, às arrematações quer dos bonecos de massa, quer de outras ofertas dadas pela comunidade.
O restaurante e bar da festa abriu portas com uma ementa muito variada que ia desde pratos mais típicos, como o famoso cabrito, as favas e feijoada com cabeça de porco até o bacalhau ao santo, frango frito e bifanas. Como complemento a toda a animação, não faltaram mais uma vez, as já muito requisitadas filhoses.
 Márcia Cabral de Sousa




Nenhum comentário: