sábado, 3 de dezembro de 2011

Subsidiodependencia nas associações sem fins lucrativos

O temo "subsidiodependencia" foi inventado para definir o estado de letargia em que viviam muitas pessoas, instituições e empresas, completamente dependentes de subsidios para sobreviver economicamente.
Neste caso em particular quero apontar o dedo às associações sem fins lucrativos que apontam como desculpa para não realizar os seus planos de actividade a ausencia de parcerias e apoios que recebiam em anos anteriores. Isto não é desculpa! Doa a quem doer, isto não é desculpa!
Sem me referir a nomes vou ter que louvar dirigentes desportivos, treinadores que gratuitamente colaboravam com os clubes, que transportavam nos seus carros os atletas, que do seu bolso pagavam o sumo e o chocolate aos miudos no final do jogo, para que o dinheiro dos clubes servisse para comprar as botas de futebol e os equipamentos para os jogadores.
Sem me referir a nomes vou ter que louvar chefes de escuteiros que conversavam com as pessoas locais, apelando á sua colaboração nos festivais da canção, para que estes se realizassem sem custos, sem a necessidade de subsidios!
Na minha opinião infelizmente as Associações sem fins lucrativos estão chegando ao fim, não à conta da falta dos apoios e das parcerias, mas sim porque as pessoas já não querem arregaçar as mangas e realmente trabalhar, é mais facil sentar no computador e escrever um oficio a pedir apoio...ah pois é!!!
Mas quem construiu os clubes desportivos, as sociedades filarmonicas, todo o patrimonio cultural existente, foram pessoas que sabiam arregaçar as mangas, que trabalhavam gratuitamente e por amor à camisola e que acima de tudo se orgulhavam de fazer as coisas.
Isto andava atravessado...tinha que sair!!


Nenhum comentário: